Olá Thiago,
continuando de onde vc chegou:
x^4+2x^3-x^2-2x+1

Veja que isso é um polinomio reciproco.
Vamos colocar x^2 em evidência:

x^2(x^2 + 2x - 1 - 2/x + 1/x^2)
x^2[x^2 + 1/x^2 + 2(x - 1/x) - 1]

Opa! Vamos fazer (x - 1/x) = y
Assim: y^2 = x^2 - 2 + 1/x^2, logo: x^2 + 1/x^2 = y^2 + 2
Logo:

x^2[y^2 + 2 + 2y - 1]
x^2(y+1)^2

Substituindo (x - 1/x) = y, temos:
x^2(x - 1/x + 1)^2
[x(x - 1/x + 1)]^2
(x^2 - 1 + x)^2
(x^2 + x - 1)^2

Que é um quadrado perfeito! ;)
Obviamente existem outras maneiras de fatorar, só te apresentei a maneira
clássica de polinomios reciprocos.

Apenas para te mostrar o que vc percebeu qdo testou para vários casos, vamos
chamar:
f(x) = x^2 + x - 1

Vamos analisar a diferença de dois termos consecutivos:
f(x+1) - f(x) = (x+1)^2 + (x+1) - 1 - x^2 - x + 1 = (x^2 + 2x + 1) + 1 - x^2
= 2x + 2 = 2(x+1)

Que é justamente a PA de 2a. ordem que vc encontrou!

abraços,
Salhab

Responder a