Oi, Nehab.

Pensando vetorialmente, dah para pensar no baricentro de varias formas
distintas... Afinal, voce pode agrupar o somatorio SUM Ai de varias
maneiras... Por exemplo:

-- O baricentro do hexagono A1A2...A6 eh o baricentro do triangulo cujos
vertices sao os medios das diagonais A1A4, A2A5 e A3A6;
-- ...alias, escolha quaisquer 3 diagonais que nao tenham vertice em comum,
tome seus medios, e a propriedade acima estah valendo, o ponto eh o mesmo.
-- ... se preferir, olhe os baricentros dos triangulos A1A3A5 e A2A4A6; o
medio do segmento que os une tambem eh o baricentro do poligono.
-- ... ou, tome o baricentro M de A1A2A3A4 e o medio N de A5A6; o baricentro
divide o segmento MN na razao 4:2, isto eh, 2:1.

(Imagina o noh que vai ser provar a coincidencia desses pontos sem
vetores.... :(  )

Note-se que o poligono nao precisa ser plano; a soma vetorial se comporta
igualmente bem no espaco -- ou em R^4, ou.... :)

Para heptagono, por falta de divisores de 7, teriamos que ser mais
criativos... Tipo, tome o baricentro de A1A2A3 e o baricentro de A4A5A6.
Tome o medio M do segmento que liga estes dois baricentros. O baricentro do
heptagono A1...A7 divide o segmento MA7 na razao 1:6. (Os triangulos
poderiam ser agrupados de varios jeitos)

(Para quem usa softwares de Geometria Dinamica, isto dah ideia de milhoes de
figurinhas legais para fazer)

Abraco, Ralph.

Responder a