Bom, ok, neste caso: vale a pena notar que as diferentes nocoes de
baricentro que o Bernardo mencionou NAO sao identicas.

Por exemplo, tome um triangulo retangulo isosceles ABC, hipotenusa BC. O
baricentro que eu gosto de usar eh o centro de massa "dos vertices", que
neste caso coincide com o centro de massa do "interior do triangulo". Mas o
centro de massa "do perimetro" eh outro! Afinal, os medios de AB e AC entram
com peso 1, mas o medio de BC entra com peso raiz(2)...

No espaco, ha outros problemas. Dado o poligono ABCD, o centro de massa dos
vertices seria (A+B+C+D)/4; o do "perimetro" fica em outro lugar que depende
um pouco mais dos comprimentos dos lados. E o do "interior 2D do poligono"
nem estah definido, porque nao eh claro quais sao as "faces 2D do poligono
ABCD". Enfim, tem o centro de massa do tetraedro ABCD, este sim que coincide
com o centro de massa dos vertices; se eu entendi bem, era deste tipo de
surpresa que o Bernardo falava.

Entao, em suma, concordo com o Nehab e o Bernardo: pensar nessas coisas eh
bem instigante e divertido... :)

Abraco, Ralph.

P.S.: mesmo no caso 2D, quando o poligono nao eh convexo, o centro de massa
pode ficar fora do interior do poligono, entao aas vezes a gente vai ter que
"segurar o poligono pelo ponto sem massa" de qualquer jeito... :)