Oi Ruy, esse enunciado também dah pra resolver por variacao de parametros....

Subtraia x de td mundo, o novo determinante Dx serah triangular => Dx = (-x)^n

Depois subtraia y de td mundo => Dy = (-y)^n

depois pela equacao da variacao de parametros vc vai ter:

Dx = D - x. Soma dos cof

Dy = D - y.Soma dos cof

Multiplicando a primeira por x a segunda por y e subtraindo:

D = (Dx - Dy)/(x-y) = ((-x)^n - (-y)^n)/(x-y)

O caso x=y é ainda mais facil, é só usar variaçaao de parametros apenas uma vez.

Abracos