Se você está pensando em livros de exposição (a maioria é de biografia ou
sobre algum problema específico, como a conjectura de poincaré ou riemann)
existe uma lista no mathoverflow [1], creio que a maioria desses livros não
tem tradução pra pt, mas podem ser comprados pela amazon.

ate.

[1] - http://mathoverflow.net/questions/8609/favorite-popular-math-book (em
inglês)

--