Bem, posso dizer que eu nunca pensei nesta convenção. No fim das
contas, quando entrei no Ensino Médio, eu usava só parênteses por ser
nais prático, e pelo fato de colchetes nunca aparecerem dentro de
parênteses (só fui entender o porquê quando passei a programar).

Logo que passei pela Computação (aliás tô meio enferrujado) eu aprendi
algo sobre notação infixa e posfixa. Apesar de serem boas para contas
em computador, são horríveis para o raciocínio. Por exemplo, como
expressar uma equação de segundo grau, ou um sistema de equações, em
notação "não-convencional"? Mas na hora de programar a notação prefixa
é mais útil (quem já viu código LISP sabe do que estou falando, hehe!)
e a posfixa tem seu lugar cativo em Compiladores (quase toda linguagem
de programação pode ser evaluada em uma pilha modificada).

Hoje em dia, eu me confundo completamente quando não leio a primeira
página das "convenções adotadas neste livro": em alguns livros, {x} é
o inteiro mais próximo de x, em outros [x] é o conjunto dos naturais
abaixo de x...

Uma curiosidade meio que no off-topic: tem um programa muito comum em
máquinas Unix, o dc, que roda um RPN Calculator. Ele tem mais
operações além das 4 básicas. Dá até pra calcular raízes quadradas e
programar funções.

Quadrinista e Taverneiro!

http://tavernadofimdomundo.blogspot.com >> Histórias, Poemas, Quadrinhos e Afins
http://baratoeletrico.blogspot.com />> Ativismo Digital (?)