Olá, você já estudou análise real? Sei que no livro no Rudin tem isto
demonstrado da maneira mais elementar possível (elementar no sentido de usar
poucas ferramentas). Só usa que R é completo e algumas desigualdades. Não
lembro exatamente como é a demonstração, mas basicamente é isso:

*Teorema*: Dado r real positivo e n natural, existe um único x positivo tal
que x^n=r. (O que você quer segue trivialmente disto).

*Ideia da demonstração:* Ver que a solução é única é fácil, visto que 0<a<b
implica em 0<a^n<b^n. Para mostrar a existência, considere o conjunto A dos
t reais tais que t^n<r. Mostre que este conjunto é limitado e portanto
existe sup(A). Você deve mostrar que x=sup(A), isto é, sup(A)^n=r. Para
isso, suponha sup(A)^n>r e, depois, sup(A)^n<r e chegue em contradições.

Talvez tenha no Elon também, mas eu não o conheço direito.

Tiago J. Fonseca
http://legauss.blogspot.com

Responder a