Oi Luís! Alguns pitacos...

2011/2/24 Luís Lopes <qed_te...@hotmail.com>:
> [...]
> Alguma sugestão?
>
> []'s
> Luís
>
> 1) Chamo produto fatorial o produto de m>=2 termos consecutivos.
> de uma progressão aritmética de razão r /= 0, cujo primeiro termo
> seja a /=0, todos números naturais: indico com F(a,r,m). Assim, por
> exemplo, F(1,1,m)=m! . Não é difícil demonstrar, tomando por base
> um histórico teorema sobre a existência de números primos em
> intervalos fixos, que m! não é potência de de qualquer número natural.
> Há demonstração análoga para o caso geral F(a,r,m)?

Acho que aqui m > 2 se impõe como hipótese razoável.
O caso m = 3 deve ser razoavelmente fácil de decidir:
Chame a sua PA de b-r, b, b+r ; temos b(b^2 - r^2) que queremos
mostrar que não é potência de um inteiro.
Mas se tivermos um terno pitagórico (x,r,b) com b = h^2 não dá certo.
Ora, (3,4,5) é um terno pitagórico; multiplique por 5 para ter um
quadrado, b = 25, r = 20, você tem 5 * 25 * 45 = 5 * 25 * 9 * 5 que é
um quadrado perfeito. Bom, sei lá, parece meio forçado. Talvez seja
factível demonstrar que essa questão só tem soluções derivadas de
ternas pitagóricas, mas deve ser mais difícil...

> 2) Um polígono articulado plano é um polígono plano cujos lados têm
> comprimento dado e cujos ângulos internos são variáveis.
> Fornecidos os lados de um tal polígono, é fácil determinar, a priori,
> sua área máxima, e se sua área se anula. Se, contudo, esta não se
> anula, como determinar a área mínima desse polígono articulado?
A área se anula sse existe uma partição dos lados com a mesma soma, é isso?

Eu acho que tentar fazer o caso de um quadrilátero já deve ser bem
interessante... veja só: se eu tenho lados a,b,c,d, eu posso tentar
"apertar" o polígono o máximo possível. Suponha que a+b != c+d (senão,
eu posso alinhar todos os pontos), e sem perda de generalidade, a+b >
c+d. Assim, você pode "entrar" com os lados c e d e formar um polígono
côncavo, que parece ser uma boa idéia para diminuir a área. O outro
caso seria o triângulo degenerado com um lado c+d e depois os lados a
e b. Pensando um pouco mais, você pode escolher dois lados e fazê-los
coincidir, e se a diferença "der certo", você tem um triangulozinho
formado pelos outros dois lados e a diferença dos outros. Talvez
sempre dê pra fazer um triângulo desses, mas eu não fiz as contas de
desigualdade triangular com os 4 lados...

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa