Minha resposta é "diplomática" -- depende do que você chamar de
fração. Defina do seu jeito, que seja conveniente para o que você quer
fazer, e deixe claro a todos o que você está fazendo. Depois, seja
coerente.

(Ou seja, enrolei enrolei e não respondi.)

Em Minha Modestíssima Opinião, fração é qualquer expressão do tipo a/b
onde a e b são números ou até mesmo outras expressões. Então 1/(raiz
de 2) é uma fração tanto quando 7/1 ou 25/pi ou (x+cos(y))/(z+w^2). Eu
também diria que 3 não é uma fração, mas pode ser escrito como 3/1,
que é uma fração... para mim, 45.78 não é fração, mas PODE SER ESCRITO
como uma fração, 4578/100.

Mas isso tudo é EMMO... Não, minto, é EMMC (Em Minha Modestíssima
Convenção). Poxa, EMMC, 0 é natural, 0^0=1, aquele futebol com
jogadores de madeira é "pebolim" e aquela fruta é "mixirica".... Não
gostou? Vai encarar? :) :) :) :)

Abraço,
         Ralph