From: joao_maldona...@hotmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: RE: [obm-l] Dúvida em Geometria
Date: Sun, 29 May 2011 01:19:37 -0300

Bom, sou  estudante de ensino medio, logo minha resposta pode estar  errada :D

Fazendo z1, z2, z3, z4 como os vértices da base e z5 como o  vértice da
pirâmide/O como o centro da base,

O cosseno do ângulo da base é fácil calcular, já que Oz1 = 4sqrt(2) e Oz5 = 2,
z1z5 = 6, logo cos(<z5z1O) = 4sqrt(2)/6 = 2sqrt(2)/3

Para calcular o cossendo do ângulo entre duas faces laterais, primeiramente se
deve usar o seguinte fato: para calcular o angulo diedral deve-se construir um
plano perpendicular aos outros 2 planos formadores do diedro, o que coloca o
diedro em uma posição  2d, no que é fácil de calcular.

Logo partindo de z2 e z4 faremo  2 retas que encontram  perpendicularmente a
reta  z1O no ponto P. <z2z1P = <z4z1P = x podemos calcular facilmente traçando
Uma reta que parte de z5  e encontra o ponto médio M de z1z2, por  pitágoras
z5M
= 2 sqrt(5), logo  sen(x) = sqrt(5)/3. Deste  modo calculemos z2P =8sqrt(5)/3 =
z4P. Do triângulo z2Pz4, vemos que cos o angulo  desejado é  -4/5

[]'s
João