Gostei das duas soluções
Abraços,
Marcone

Date: Tue, 19 Jul 2011 18:17:08 -0700
From: ralcai...@yahoo.com.br
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Combinatória
To: obm-l@mat.puc-rio.br

Olá João, fiz de uma maneira diferente da solução do João Maldonado.
Vamos lá:
Primeiro, eu pensei em colocar Felipe(A), Fernando(B) e Lewis(C) nessa ordem e
espaços(---) para colocar os outros pilotos(D, E e F): ---A---B---C---
Separei e três casos:
1) Tendo só 1 piloto em um dos espaços.
Temos C(4,3).3!=24 ( primeiro escolher 3 dos 4 espaços e depois permutar os
três pilotos:D, E e F)

2) Tendo 1 piloto em 1 espaço e 2 em um outro espaço
Temos C(4,2).(3.2).2 = 72 (primeiro escolher 2 espaços dentre os 4 e depois
escolher 2 pilotos para ficar no primeiro espaço e o outro deve portanto ficar
no segundo espaço, mas deve-se multiplicar por 2 pois 1 pode ficar só no
primeiro espaço e os outros 2 no segundo espaço)

3) Os três pilotos ficarem todos no mesmo espaço
Temos 4.3! = 24 (primeiro escolher uma das 4 posições e depois permutar os três
pilotos)

Temos pelo princípio aditivo: 24 + 72 + 24 = 120 possibilidades do Felipe se
tornar campeão.
Espero que tenha ajudado!

[]s Raphael

P.S.: caso não esteja muito claro eu tento explicar melhor