Eu pensei numa relacao bacana, usando a formula quadratica usual, nao sei se
voce vai gostar.

Vamos resolver ax^2+bx+c=0. Vamos supor que x=0 nao eh uma raiz (ou seja,
suponha c<>0); entao, dividindo por x^2, vem

a+b/x+c/x^2=0

Isto quer dizer que 1/x eh raiz da quadratica P(z)=cz^2+bz+a. Se voce
aplicar a formula quadratica (que nao eh Baskara em lugar nenhum do mundo),
vem z=[-b+-sqrt(b^2-4ac)]/2c. Como x=1/z... acabou.

(No fundo no fundo, foi isso que o Joao fez, mas ele desenvolveu as contas
mais completamente)

Diga-se de passagem, a formula alternativa NAO funciona bem quando c=0 -- a
formula vira uma coisa do tipo 0/0, e a gente fica sem achar as raizes.

Abraco,
       Ralph

Responder a