Bom , o que quero fazer é uma solução totalmente plana, e encontrar
essas 4 retas da resposta, sou professor da turma ime/ita do colegio
olimpo do DF e Goiania fizemos nossa solucao tambem se quiser dar uma
olhada www.olimpodf.com.br resolucao de vestibulares!!! estou quase
concluindo mas preciso mostrar que essas retas formam um angulo de 90
graus!! mas valeu pela dica e parabens pela nota!!!

On Fri, 28 Oct
2011 17:18:34 -0200, João Maldonado wrote:

> Eu fiz ime de segunda a
quinta também!
> Aliás, obriigado pelas respostas, foram de grande
utilidade nas resoluções (de matemática acho que tirei uns 8,25/8,5)

Essa questão eu fiquei encrencado um tempão, mas resolvi assim:
> a)
(x-y)² = 2y² -> x = y(1+- sqrt(2)) -> y = x (+- sqrt(2)-1), que são duas
retas perpendiculares.
> b) Eu particularmente peguei o ponto P que
dista raiz(13) da origem e pela lei dos senos achei PA e PB (A, B
intersecção da reta dada com a "curva"). Daonde achei AO e BO também.
Daí por analítica achei a equação. Deram 2 retas y=3 e y=-x+5
projeto rumo ao ita e o poliedro têm uma resolução mais bonitinha, você
devia ver :
> http://duailibe.in/rumoaoita/mat/Q09_MAT.pdf [1]
> []'s

> João
>
> -------------------------
> Date: Fri, 28 Oct 2011
14:08:48 -0200
obm-l@mat.puc-rio.br
> Subject: [obm-l] outra questao!!! geometria!

Olá eu estava tentando achar uma solucao plana para a questao numero 9
letra b, do ime deste ano 2011, de geometria. a questao é a seguinte:

9) Considere uma reta r que passa pelo ponto P(2,3). A reta r intercepta
a curva
> Xˆ2 - 2XY - Yˆ2 = 0 nos pontos A e B. Determine:
> a) o lugar
geométrico definido pela curva;
> b) a(s) possível(is) equação(ões) da
reta r, sabendo que (PA)(PB)=17
> Na letra (a) o lugar geométrico dará
duas retas perpendiculares que serão y=(raiz(2)-1)x (r) e
y=(-raiz(2)-1)x (s)
> Na resposta da b são 4 retas fazendo por analitica
y=3,x=2 , y=-x+5 e y=x+1 então percebi que as duas primeiras são
perpendiculares e as duas últimas tambem, entao logo vi que se as retas
são perpendiculares a única solução será essas 4 retas!!
> entao estou
tentando mostrar que essas retas fazem um angulo reto entre elas, mas
esta complicado!!!
> qualquer ajudinha é bem vinda!! obrigado
> Douglas
Oliveira.

Links:
------