2012/3/15 Albert Bouskela <bousk...@msn.com>:
> Tá bom... o próx. termo é sin(75°) — veja o meu e-mail anterior.
>
> Te dou um doce se você achar o próximo! :-)))
Você sabe que eu gosto de análise, né? Complexa é melhor ainda.

sin(pi/2 + I* arcsinh(1/8 * 1/sin(pi/12)^2) está na PG, assim como
sin(pi/2 + I*arcsin(1/16 * 1/sin(pi/12)^3)), etc, etc.

Ah, e se você acha "arcsinh" feio (porque o resto é "bonitinho", mesmo
o seno de 15° que eu não expandi pra economizar espaço), é "só" um
logaritmo de uma raiz de uma equação de segundo grau, então é bem
explícito ;)

Observações:
1) a função seno nos complexos tem exatamente o mesmo problema da
exponencial, ou seja, arco seno não é bem definido, da mesma forma que
o logaritmo, afinal de contas, ela continua sendo 2pi periódica!
Assim, não apenas esses valores, mas infinitos mais (como acima) fazem
parte da seqüência. O mais estranho é que começa no eixo real, e
termina numa vertical imaginária sobre pi/2.

2) Aliás, assimptoticamente, os argumentos estarão em PA, porque
afinal de contas sin(pi/2 + iy) = sinh(y) que é quase igual à
exponencial exp(y)/2, ainda mais quando y -> infinito, e como os
termos da PG também formam uma função exponencial a*exp(k*n), tudo
fica bonitinho.

Exercício: calcular o "erro" da falsa PA das ordenadas imaginárias no
resto da seqüência, e encontrar o limite
log(erro_n)/n (ou seja, a velocidade do decaimento, e a dica é que a
ordem é exponencial, o que é de se esperar).

O primeiro que responder esse exercício ganha o doce do Bouskela :).

Abraços reais e imaginários,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa