Olá, Benedito, acho que em 50 dias é possível.
Veja: no primeiro dia, ele separa nas pilhas A e B, sendo 25 na pilha A e
75 na pilha B. A cada dia, ele passa uma moeda da pilha B para a pilha A.
Assim, em 49 passos, ele tem que passar pela mesma quantidade de moedas
mágicas nas duas pilhas ou na mesma quantidade de moedas não máginas nas
duas pilhas.

Estou pensando sobre 25 dias... =]

Abraços,
Salhab

2012/5/17 Benedito Tadeu V. Freire <b...@ccet.ufrn.br>

> O problema abaixo apareceu na Lista de Problemas do pessoal da Argentina.
>
> Problema
> Um dragão dá 100 moedas a um cavalheiro que ele mantém prisioneiro. A
> metade das moedas são mágicas, mas somente o dragão sabe quais são elas.
> Cada dia, o cavalheiro tem que dividir as 100 moedas em duas pilhas, não
> necessariamente do mesmo tamanho.
> Se algum dia as duas pilhas possuem o mesmo número de moedas mágicas ou as
> pilhas tem o mesmo número de moedas não mágicas, o cavalheiro ganha a
> liberdade.
> [...]

Responder a