2013/3/1 Artur Costa Steiner <steinerar...@gmail.com>:
> 1) suponhamos que exista uma função f tal que, para todo real x, tenhamos
> f(f(x)) = ax^2 + bx + c, a não nulo, b e c reais. Mostre que (b +1)(b - 3) <=
> 4ac.
Esse eu ainda tenho que pensar com cuidado. A primeira coisa é reduzir
a g(g(x)) = x^2 + c, mas eu ainda não sei fazer o caso c < 0.

> 2) seja (a_n) uma sequência de reais e (p_n) uma sequência de pesos
> positivos. Seja (s_n) a sequência das médias ponderadas de (a_n) com relação
> os pesos p_n. Mostre que, se Soma p_n divergir, então
>
> liminf s_n <= liminf a_n <= limsup a_n <= limsup s_n
>
> É bem fácil mostrar que, se Soma p_n convergir, as desigualadas da direita e
> da esquerda não têm que valer.
Curioso... Eu diria que s_n é uma combinação convexa dos a_n, logo s_N
>= min(a_n, n=1..N) e portanto min(s_N, N=1..k) >= min(min(a_n,
n=1..N), N=1..k) = min(a_n, n=1..k). Claro que tem que fazer "do outro
lado" (no infinito, não no 1) mas eu diria que liminf a_n <= liminf
s_n. Mais tarde tento enviar uma prova dessa soma de "Césaro".

> 3) Seja f uma função definida em um intervalo I de R (suponhamos aberto, para
> facilitar) e com valores em R. Suponhamos que, em cada ponto de I, as 4
> derivadas de Dini de f existam e sejam finitas. Mostre que existe um
> subintervalo de I no qual f é Lipschitz.
> Isto é mais fácil de mostrar se supusermos diferenciabilidade cheia em todo o
> I. Mas, de fato, basta a existência das 4 derivadas de Dini.
Diferenciabilidade cheia = full differentiability = diferenciável no
sentido usual ? (Nunca fiz nada com derivadas de Dini)

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa