Eu acho estes dois aqui interessantes. O primeiro acho que já enviei para a
lista, ma não houve comentários. Tive muita dificuldade. O segundo também acho
interessante.

1) suponhamos que exista uma função f tal que, para todo real x, tenhamos
f(f(x)) = ax^2 + bx + c, a não nulo, b e c reais. Mostre que (b +1)(b - 3) <=
4ac.

2) seja (a_n) uma sequência de reais e (p_n) uma sequência de pesos positivos.
Seja (s_n) a sequência das médias ponderadas de (a_n) com relação os pesos p_n.
Mostre que, se Soma p_n divergir, então

liminf s_n <= liminf a_n <= limsup a_n <= limsup s_n

É bem fácil mostrar que, se Soma p_n convergir, as desigualadas da direita e da
esquerda não têm que valer.

A desigualdade do meio vale, é claro, para qualquer sequência de reais.

E eu também acho este interessante e pouco conhecido. Tive uma boa dificuldade.

3) Seja f uma função definida em um intervalo I de R (suponhamos aberto, para
facilitar) e com valores em R. Suponhamos que, em cada ponto de I, as 4
derivadas de Dini de f existam e sejam finitas. Mostre que existe um
subintervalo de I no qual f é Lipschitz.
Isto é mais fácil de mostrar se supusermos diferenciabilidade cheia em todo o
I. Mas, de fato, basta a existência das 4 derivadas de Dini.

Abraco a todos

Artur Costa Steiner