Pessoal,

Recentemente questionaram em outra lista se o numero PI  poderia conter a si
mesmo, dentro da sua sequência
aleatória de algarismos. Abaixo a resposta que dei, e que gostaria de saber se
está correta :

Acho que se ele contivesse em dado momento, ele mesmo, então acho teriamos
algo mais proximo a uma dizima periódica/numero racional, pois em um
determinado momento (que seja apos infinitas casas decimais) todos os números
se repitiriam e ele mesmo se repetiria. Como Pi contem ele mesmo, essa nova
repetição deverá conter outra vez o pi, e assim por diante indefinidamente.

3,141516.......a3141516......a3141516......a...

Onde a é uma sequência aleatória infinita de algarismos.

Assim, acho que, por absurdo, temos que negar esta  afirmação, pois se
considerarmos essa número
como dízima (além do fato de Pi ser irracional), ele contém, como periodo, um
número irracional, sendo uma dízima que não conseguimos chegar a fração
geratiz. Ao mesmo tempo não é um número
irracional, pois ele tem período.

Como não é racional nem irracional(muito menos complexo), este número não pode
existir.

Bom, não sei se estou certo.

Abs
Felipe