Não, para que uma prova seja matematicamente válida não podemos apelar para a
geometria.  A prova da desigualdade de Jensen baseia-se na definição de função
convexa. Uma função com valores em R é convexa se, para todos x1 e x2 de seu
domínio tivermos f(Lx1  + (1 - L)x2) < = L f(x1) + (1 - L) f)x2) para todo L em
[0, 1].. Se sempre tivermos desigualdade estrita a função é dita estritamente
convexa. E neste caso, na desigualdade de Jensen a desigualdade também é
estrita.

Se for uma função de R em R, isto significa que, geometricamente, o segmento do
gráfico que une 2 pontos da função está abaixo ou coincidindo com o segmento de
reta que une os dois pontos.  Mas a definição de função convexa não é
geométrica.

No caso da função quadrática, nem precisaríamos da desigualdade de Jensen. Como
a derivada  segunda é positiva em R, a função é estritamente convexa (porque a
1a derivada é estritamente crescente). Basta então aplicar a definição de
convexidade estrita com L = 1/2.

Artur Costa Steiner