> A busca é por uma definição que sirva para contextos de alfabetização até
> contextos do 3o ano do EM, quando se ensina, usualmente, números complexos.
Ah, você quer uma definição matemática, axiomática e tal? Para
construir os números (a partir de outros conceitos primitivos, sejam
lá quais forem)? Eu acho que isso é meio impossível, as definições
construtivas são sempre por etapas.

Para mim, a idéia das "operações básicas" é o fio condutor. Então,
para os pequenos e para os grandes, o que é importante é ver que você
soma / subtrai / multiplica / divide, e o que cada uma dessas
operações traduz. Confesso que os complexos são uma baita abstração (e
muito tempo evitados como "imaginários" e outros termos pejorativos)
mas talvez, justamente, isso tenha a ver com uma operação muito mais
difícil do que as anteriores: resolver equações de segundo grau! Note
que os reais também vêm de uma operação "complicada": limites! Mas é
uma idéia muito muito mais fácil de intuir do que "x a solução de x^2
+ x + 5 = 0" (Não digo de formalizar, os complexos nesse sentido foram
formalizados antes dos números reais!). Claro que tem o plano
complexo, coordenadas "simples", mas ainda assim é meio estranho. O
que devolve a naturalidade dos números complexos é a série de Taylor,
que junta polinômios e limites, mas daí a gente já tá entrando na
Universidade. Eu acho fundamental fazer os alunos notarem que "tudo
faz sentido" quando você "junta" as coisas em matemática, e não quando
você as mantém isoladas!

> O que acontece é que, na matemática, geralmente nos procupamos muito mais
> com as relações entre objetos matemáticos do que  com suas naturezas.
Acho importante não perder muito de vista a natureza dos objetos, mas
principalmente a sua natureza intuitiva, mais do que a pura "definição
formal que assenta a solidez do edifício matemático". Claro que é
importante ter uma definição formal e tudo, para justamente
"fundamentar o edifício", mas não é a definição formal que vai te
ajudar a descobrir algo novo, ou mesmo entender algo antigo.

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa