________________________________
 De: Esdras Muniz <esdrasmunizm...@gmail.com>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Enviadas: Terça-feira, 27 de Agosto de 2013 10:43
Assunto: Re: [obm-l] O Paradoxo da Flecha - Off Topic

Imagino que todas as soluções considerm o tempo contínuo, mas me parece que
quem criou essa situação considerava o tempo discreto.

Em 27 de agosto de 2013 10:09, luiz silva <luizfelipec...@yahoo.com.br>
escreveu:

Pessoal,

>Mais uma tentativa de responder para a lista :
>

>O surgimento das Teorias da Relatividade (Geral e Restrita) trouxe
consigo algumas consequências filosóficas bastante "curiosas" que foram
identificadas naquela época por Eddington, Weyl, Einstein, Minkowski, etc e que
até hoje é muito
discutida (creio que ainda está "em aberto").

>Basicamente, as TRs nos levaram a concluir que não existe fluxo de tempo
>(apesar de
termos a seta do tempo) e que, com isso, vivemos em um "Block Universe"
(BU). Nesta visão, passado, presente e futuro co-existem um universo 4D
(objeto físico), não existe um "agora" objetivo. Neste universo, não
existe fluxo de tempo, processos; nada acontece, nada flui, as coisas
apenas são. O que existem são eventos "congelados", fixos neste
espaço-tempo.

>Esta visão aparentemente é sustentada pela maioria dos físicos relativistas.
>Uns falam que a propria TRR já nos levaria a um BU (vide O Paradoxo de
Andrômeda), outros falam que a união de espaço e tempo feita por
Minkowski nos leva a esta conclusão. Claro que existe muita gente que
não concorda, principalmente os quânticos (apesar de que, alguns
relativistas defendem que a MQ deveria se adequar a TR e ser
desenvolvida considerando-se o BU).

>Ou seja, o verdadeiro
problema por trás do paradoxo da flecha é o nosso conhecimento das
entidades básicas do nosso universo (espaço e/-tempo). Se realmente os
relativistas estão corretos, e vivemos em um BU, então realmente a
flecha está parada, e o paradoxo realmente existe; se vivemos em um
universo do tipo "Newtoniano", em construção, então concordo com o que
foi falado aqui, e o que temos é um falso paradoxo.

>O problema é que se este realmente for um verdadeiro paradoxo (ou seja,
se vivemos em um BU), então este problema "inocente" é muito mais sério do que
parece, pois vai envolver nada mais nada menos que
nossa percepção consciente.

>Em anexo, estou enviando dois arquivos. Um "artigo" escrito por mim, e
outro que é parte do livro de um físico chamado Vasselin Petkov;
basicamente o que eu falo e ele também, era defendido (não sei se da
mesma forma) por Weyl, Eddington, Minkowski, Godell e outros.

 Freitas Paulo da Costa <bernardo...@gmail.com>:

>....zero!
>
>Oi, Paulo Cesar, eu ia responder... mas, po, o Bernardo expressou
>exatamente o que eu penso do assunto nesse paragrafo ai em cima, de
>maneira mais clara do que eu seria capaz de dizer. :) :)
>
>Abraco,
>            Ralph
>
>--
>Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
>acredita-se estar livre de
 perigo.

>Instruções para entrar na lista, sair
 da lista e usar a lista em
> [...]
>acredita-se estar livre de perigo.
>

>--
>Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e

Esdras Muniz Mota
Graduando em Matemática Bacharelado
Universidade Federal do Ceará

"Se algum dia ele recuou, foi para dar um grande salto"