Agora exponho no consenso que cheguei e que discuti com outros. ..

PROBLEMA 1

Passo 1. Jogue a moeda duas vezes e anote os 2 resultados.

Passo 2.1) Se os resultados forem iguais ignore ambos e refaça o passo 1
(não aproveite nenhum dos 2 resultados).

Passo 2.2) Se os resultados forem diferentes, ignore o segundo resultado e
fique com o primeiro.

Veja que isso não serve para determinar se a moeda em si é justa ou não.
Mas é um método onde você tem probabilidade 1/2 de obter cara e 1/2 de
obter coroa, independentemente de qual a probabilidade de se obter cara em
uma única jogada da moeda.

PROBLEMA 2

 Probabilidade é sempre cheio de truques...acho que nesse caso a
probailidade é a mesma (será?) Se a moeda viciada tiver probabilidade A de
dar cara e B de dar coroa (onde A + B =1). Então a probabilidade de o
lançamento da moeda viciada bater com o lançamento da moeda-sorteio é 1/2 A
+ 1/2 B = 1/2.

Se a "moeda-sorteio" fosse também viciada (A,B) aí a probabilidade seria
A^2 + B^2 que é sempre maior ou igual a 1/2.