Ola Pessoal,

Eu não sei se já postei isso aqui, mas trabalhando em alguns problemas,
encontrei algumas coisas interessantes :

A) Relações Trigonométrica entre os ângulos de um triângulo
qualquer (fiz os cálculos usando um triangulo acutângulo qqer de lados x,y e z)

1) Cos2X + Cos2Y + Cos2Z +
2CosXCosYCosZ = 1

Quando um dos ângulos é 90º , a relação se reduz a :

Cos2X + Cos2Y  = 1

Como X+Y = 90º

Cos2X + Sen2X  = 1

De (1),  resultam as seguintes relações :

2) Cos2Y + Cos2Z + 2CosXCosYCosZ = Sen2X

3) Cos2X + Cos2Z + 2CosXCosYCosZ = Sen2Y

4) Cos2X + Cos2Y + 2CosXCosYCosZ = Sen2Z

5) 4R2 (Cos2X + Cos2Y + 2CosXCosYCosZ)
= z2

E as outras relações envolvendo R e x  e R e y

R raio do círculo circunscrito e x,y e z lados do triangulo.

6) 2 = Sen2X + Sen2Y + Sen2Z
- 2CosXCosYCosZ

6) 1 + Sen2X + Cos2X  = Sen2X + Sen2Y + Sen2Z - 2CosXCosYCosZ

Pela lei dos Senos, temos que SenX, SenY e SenZ formam um
triangulo semelhante ao triângulo de lados x, y e z. Dessa forma, temos :

Sen2Z = Sen2X + Sen2Y - 2SenXSenYCosZ

De (4) temos que :

Sen2Z = Cos2X + Cos2Y + 2CosXCosYCosZ

Ou seja, os triângulos de lado SenX, SenY e SenZ e CosX,
CosY e SenZ formam um quadrilátero inscritível com diagonal SenZ, em um cíuculo
cujo raio R = ½

A) Ternos Pitagóricos Primitivos

Dado o terno pitagórico a,b e c,  3 x 4 x 5 = 60 divide abc

Eu procurei na internet e não achei essas relações. Vcs sabem de alguma coisa?

Abs
Felipe