> [...]
> consecutivas". Mas aqui fica estranho, nao? O que significa
> "alternado" neste enunciado? Por exemplo, no caso aaaba voce conta que
> Ana venceu 3 alternadas (digamos, 1a, 3a e 5a) ou nao (apenas dois
> blocos de vitorias)?
>
> Vou supor que voce estah pensando em "blocos de vitorias".
> Consequencia: no caso aaaba, Ana preferiria PERDER a 2a, tornar isso
> ababa, e assim vencer a partida!?!? Eh estranho, porque qualquer regra
> que incentive alguem a fazer "gol contra" eh estranha para mim... Mas
> vamos lah, vou resolver pensando assim mesmo.

Concordo que é estranho. Entretanto, tem um exemplo do enunciado que
me chamou a atenção:

Daqui, eu deduzo que uma partida "aaba" é suficiente para garantir que
a Ana ganhou. Como não houve 4 vitórias consecutivas, é porque esse
critério se encaixa em "3 vitórias alternadas", que talvez queira
dizer "Ana venceu 3 vezes, mas não consecutivas". Assim, o caso "aaa"
não conta como "3 alternadas" porque não houve alternância... Donde:

a) O pior caso para uma partida é ababa (ou babab, ou baabb, ou ...),
em que há 3+2 vitórias+derrotas.
b) O pior caso de um campeonato é ABABABA (ou BABABAB, ou ABBAABA, ou
AAABBBA, ou ...) em que há 4 vitórias+ 3 derrotas.
c) Estou contigo: simetria => 50%.

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa