De : obm-l@mat.puc-rio.br
Para : obm-l@mat.puc-rio.br
Fecha : Sun, 6 Jul 2014 18:02:13 -0300
Asunto : Re: [obm-l] Problema de geometria!
OI Douglas ,

Pensando neste problema, se usar a lei dos cossenos nos triângulos FCE, AFD
e DBE e usando o fato de que cos(90+B)= -senB ( não é muito trabalhoso);
deixando na forma de quadrados não é difícil de concluir que 4 FE^2= ED^2
e que 4DF^2 = 3ED^2 ; ou seja o triângulo EFD é retângulo e que que os
ângulos pedidos são 90º e 30º , ok ?

Pelo visto vc está querendo uma solução com algum traçado mágico, não é
verdade?
Estarei pensando, ok  Douglas! Estou desconfiado que deve ter alguma coisa
com o Teorema de Napoleão ...

Vamos tentar, pois deve ser assaz interessante tal traçado.

Abraços

Carlos Victor

Em 13 de junho de 2014 16:09, Douglas Oliveira de Lima <