Por analítica pularia a etapa do alinhamento dos pontos A, O, G, escrevemos
a equação da esfera de raio R, fica (x-R)^2+(y-R)^2+(z-R)^2=R^2, e o ponto
P=(a,a,a) pertence à ela, logo 3(a-R)^2=R^2, e a equação do plano EFGH será
0x+0y+z=a, substituindo z=a na equação fica, (x-R)^2+(y-R)^2+(a-R)^2=R^2,
logo (x-R)^2+(y-R)^2=-(a-R)^2+R^2=r^2 . ai pronto.