Em sex, 27 de jul de 2018 às 13:11, Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> escreveu:

> Estou brigando com este aqui:
>
> O incírculo do triângulo ABC tangencia o lado BC no ponto P.
> Q é o ponto do incírculo tal que PQ é diâmetro deste.
> AQ estendida intersecta o lado BC no ponto R.
> Prove que BR = PC.

Homotetia!

Trace a perpendicular ao diâmetro QP passando por P. Ela corta AB em
B' e AC em C'. Assim, o triângulo AB'C' terá como excírculo o
incírculo de ABC. Uma homotetia de centro A que leve BC em B'C' levará
Q em R, e levará o círculo no excírculo.

Aí o problema torna-se uma propriedade bem básica do incírculo e dos
excírculos, a saber: os pontos de tangência do incírculo são
simétricos aos dos excírculos em relação a cada ponto médio do lado
correspondente. Acho que isso você consegue demonstrar :)