Boa tarde!
Pensei assim, o triângulo inscrito no semicírculo que tem a maior área é o
que tem a hipotenusa igual ao diâmetro e a altura igual ao r, cuja área
será r^2.
Então posso arbitrar o ponto C numa extremidade do diâmetro, o ponto D, tal
que a projeção ortogonal de D sobre o diâmetro dê o centro do semicírculo.
Seja M o ponto diametralmente oposto a C. Não há como P ser M, mas posso
aproximá-lo de M o quanto quiser. Assim não haverá um máximo, mas um
limitante, área < r^2.
Procede?
Saudações,
PJMS.