O problema é resolvível no contexto do ensino médio porque uma das equações
vão ser retas.
Talvez tenha um jeito ainda mais fácil de resolver, mas essa foi a solução
que encontrei:

Por √x ser crescente, o máximo de
√(16a² + 4b² - 16ab - 12a + 6b + 9)
é a raíz do máximo de
16a² + 4b² - 16ab - 12a + 6b + 9.
Seja
16a² + 4b² - 16ab - 12a + 6b + 9  = p
Então
(4a-2b)² - 3(4a-2b) + 9 = p
(4a-2b)² - 3(4a-2b) + 9/4 = p - 27/4
(4a-2b - 3/2)² = p -27/4
O que dá duas retas:
2a-b = (√(p -27/4) + 3/2 )/2 e
2a-b = (-√(p -27/4) + 3/2 )/2
E queremos encontrar o maior valor de p tal que pelo menos uma dessas retas
toque a equação dada.

Para simplificar, recomendo por
k =  (√(p -27/4) + 3/2 )/2   e
k' =   (-√(p -27/4) + 3/2 )/2

Dessa forma, se encontrarmos o maior valor de k tal que 2a-b = k toca a
equação dada, podemos encontrar também o maior valor de p tal que a
primeira reta toca a equação dada.
Analogamente, se encontrarmos o *menor* valor de *k'* tal que 2a - b = k'
toca a equação, encontramos o maior valor de p tal que a *segunda* reta
toca a equação dada. Aqui fica invertido pois tem um "-" na raíz com o p.

A partir daqui já é possível resolver substituindo 2a-b = k restrição e
encontrando o vértice de uma equação do segundo grau, mas para continuar,
vou aplicar a substituição

a=x+y
b=x-y

temos que
17(a²+b²) -30ab - 16 = 0 fica
34(x²+y²)-30(x²-y²)-16 = 0
4x² + 64y² - 16 = 0
x² + 16y² - 4 = 0

E 2a - b = k fica
2(x + y) - (x - y) = k
x + 3y = k
x = k - 3y

Substituindo, temos
(k-3y)² + 16y² - 4 = 0
k² - 6ky + 25y² - 4 = 0
25y² - 6ky + k²-4 = 0
Essa quadrática em y tem discriminante
Δ = 36k² - 25(4k² - 16)
Δ = 36k² - 100k² + 400
Δ = 400 - 64k²

Quando  Δ>0, a reta toca a equação em mais de 1 ponto. Quando  Δ=0, a reta
é tangente à equação (isso ocorrerá quando k for máximo ou mínimo), e
quando  Δ<0, a reta não toca a equação.

Pondo  Δ=0, temos
25 - 4k² = 0
k =  5/2  e
k = -5/2

Assim, encontramos o maior valor para k:  k = √(25/4)
e o menor valor para k':  k' = -√(25/4). Isso nos dá as equações

5 = √(p -27/4) + 3/2    e
-5 = -√(p -27/4) + 3/2
Que não são difíceis de resolver e dão, respectivamente
p = 19   e
p = 49

Como disse no começo, o resultado é a raíz desse máximo, ou seja, √49 = *7*.
Como o resultado foi muito bonito, suspeito que há um jeito muito mais
simples de resolver, mas não o encontrei.
A saber, esse máximo ocorre quando
a = -1,9
b = -1,3

Espero que tenha sido útil