Sauda,c~oes,

Num problema de encontrar o lugar geométrico do vértice
A de um triângulo, encontrei como valores das coordenadas
x_A e y_A as seguintes expressões:

A(x_A,y_A) com  x_A = N/D,  y_A=P/D, onde N=m(v^2+t^2);
D=t(1+m^2); P=m^2 v^2 - t^2.

Fora t, que tem que ser eliminado, todos os outros parâmetros
são fixos e conhecidos.

Não consegui fazer, obtendo sempre uma identidade 0=0.

Um amigo que já me ajudou nessas questões mandou a resposta,
obtida por computador. Para facilitar meus cálculos, tinha feito a=2v.
Daí o <a> na fórmula enviada:

-a^2 m + 4 m x^2 - 4 x y + 4 m^2 x y - 4 m y^2 = 0.

O lugar geométrico é uma hipérbole equilátera. O locus está correto.

Como fazer isso ? Outras eliminações mais difíceis que ele me enviou
eu nem tentaria fazer à mão. Mas essa não parecia difícil.
Como fazer ? Qual a técnica ? Deve haver uma para o computador e
casos complicados.

Luís

Responder a