Em sáb., 21 de jan. de 2023 às 13:27, Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> escreveu:

> A demonstração tradicional da irracionalidade de Pi começa estabelecendo
> algumas propriedades da função:
> x |--> x^n * (1-x)^n / n!
> no intervalo (0,1).
>
> Essa função me parece tirada da cartola, sem qualquer motivação prévia.
> Alguém sabe o que levou o autor da demonstração a usar esta função?

Bem, eu fiz uma rápida busca no Google por "motivated demonstration
irrationality pi" e encontrei isso:

"Discovering and Proving that π Is Irrational" por Timothy W. Jones

The American Mathematical Monthly
Vol. 117, No. 6 (June-July 2010), pp. 553-557 (5 pages)
https://doi.org/10.4169/000298910x492853

E também uns links extras:

https://mattbaker.blog/2015/03/15/a-motivated-and-simple-proof-that-pi-is-irrational/
https://math.stackexchange.com/questions/4051354/what-is-the-motivation-behind-the-steps-in-this-simple-proof-that-pi-is-irr