Marcelo

    Ainda sou iniciante no java, mas verifique o que eu lhe disse , de
quando é o classes112.zip (ou jar) que voce esta usando? Tive problemas com
um que era um     pouco mais antigo do que eu lhe disse.

    no exemplo que lhe passei o features ( array de bytes ) foi passado
diretamente para o Banco ( Blob), a conversao foi implicita.
    assim:

    passa o byte[] features para um método para gravacao ou atualizacao dos
dados

            String insertQuery = null;
            insertQuery = "insert into digital ( " +
                                      "   digital01   , " +
                                      "   cod_colaborador   ) " +
                                      " values (            " +
                                      "   ? ,               " +
                                      "   ? )               " ;
               PreparedStatement prepareInsert = conn.prepareStatement
                        ( insertQuery ) ;
                prepareInsert.setBytes(  1, features ) ;
                prepareInsert.setString( 2, codColaborador ) ;
                prepareInsert.executeUpdate();
                prepareInsert.close();

Vai direto que funciona.
qq coisa me escreve em private, acho que o assunto esta fugindo do escopo da
lista

Aroldo