Amigo,
        Essa discussão parece ir longe, eu ainda quero acreditar que seja uma
versão totalmente free para qualquer tipo de uso, o que tenho lido e
interpretado me leva a concluir isso, mas tenho outros argumentos:
1- A concorrência ta forte, o crescimento de outros SGBD´s FREE como MySQL e
afins, SQL Server Express, Sybase ASE Express, e a IBM estará lançando a versão
free do seu DB2;
2- Se for só para desenvolver, você pode obter outras versões sem as restrições
da versão XE;
3- Vejam outros artigos que falam sobre o lançamento do XE:

http://news.com.com/Oracle+to+offer+free+database/2100-1012_3-5920796.html
        http://www.crn.com/showArticle.jhtml?articleID=172901482

Acho que as pessoas estão fazendo alguma confusão com uma parte do texto de
lançamento do produto, quando quer dizer que o produto tem como alvo
("target"): Desenvolvedores, DBA´s, ISV´s e estudantes, mas isso não
necessariamente exclui outros usos.

Eu gostaria de ressaltar também as nuances das palavras "develop" e "deploy",
embora no dicionário você possa encontrar a mesma coisa: "desenvolver", a
palavra "deploy" está mais relacionado com a implementação do desenvolvimento,
ou seja, "em produção".

Bem, eu pessoalmente acho a iniciativa da Oracle um pouco tardia e muito
limitado, embora esteja na média dos recursos encontrados nas versões free de
SGBD´s comerciais.

Vamos discutir +,

Carlos Alfredo M. de Menezes