Pessoal,

Tenho uma tabela que recebe varias inserções e updates por dia.
Ela é uma tabela de referência para se saber o que já foi processado em um
determinado arquivo

Ela entre outras, possui duas colunas, uma de "Data de Processo 1" e outra
"Data de Processo 2", ambas do tipo Date.
Gravam-se nelas as datas em que cada um dos processo rodou. O processo 1 na
tabela "Data de Processo 1" e o processo 2 na "Data de Processo 2".
O primeiro processo a rodar é o 1, afinal, o 2 roda se, e somente se, o 1 ja
rodou.

Sendo assim , para identificar se já posso rodar o processo 2 (somente se o
1 ja rodou ) , o que seria melhor:

-Criar um b-tree index na coluna "data de processo 1" e selecionar tudo que
for nulo. Entretanto, Não acho essa uma boa alternativa porque , pelo que
sei, o  indice b-tree não roda com valores nullos, certo ?
Então pensei em fazer a mesma coisa mas usando um indice bitmap, mas pelo
que li, parece que o indice bitmap não deve ser usado em tabelas com muitos
update....

Outra opção:
-Criar coluna Estado que teria dois estados,
1 para processo1 realizado e 2 para processo1 e 2 realizado,
Dai criaria um b-tree indice para ela e selecionaria tudo que estiver com
valor 1....
Se esse caso for bom, seria melhor nessa coluna um b-tree ou um bitmap, e
por que ?

Muito Obrigado Pessoal.