É assim : índice, seja qual for, é extremamente útil pra quando vc
quer recuperar relativamente ** POUCOS ** registros dentro do
universo maior da tabela. Isso porque buscar alguma coisa via índice
significa : o banco recebe o valor-chave, procura no índice até achar
esse valor, e nesse local do índice tem um rowid indicando onde
fisicamente em disco está o registro da tabela, que é diretamente
acessado então.   Assim, se vc for recuperar (digamos) 1 registro via
índice, vc teve que acessar uns bloquinhos do índice (2 ou 3,
digamos) , aí achou o ROWID, aí acessou o bloco da tabela onde está o
registro - certamente isso foi compensador, porque nesse caso o full-
scan ia ler muito mais blocos. Se fossem digamos 5 ou 10 registros,
vc multiplicaria esse "overhead" do índice por 5 ou 10, tá crescendo,
mas ainda certamente vale mais a pena ir por índice. PORÉM, cfrme a
quntidade de registros a ler sobe mais e mais, esses bloquinhos
extras do índice pesam mais e mais, até chegar num ponto que compensa
mais já se ler diretamente a tabela via table-scan, o que inclusive
tem a vantagem de poder ser feito muito rapidamente, já que ao
contrário do índice, que é uma estrutura complexa (com vários "tipos"
de blocos) uma tabela é só ler aos pedações, não há o que "analisar"..
 Aí vem a pergunta, que ponto é esse, onde começa a ser ruim acesso
por índice  ?? Há grande discórdia entre os autores e entendidos no
mundo Oracle, alguns falam que índice compensa só se vc for ler até
15% dos registros indexados, outros falam em 10% ou 20% ou 25%, na
verdade há alguma variação natural, mas com certeza 50% tá bem acima,
normalmente já começa  a valer a pena full-scan, então no teu exemplo
de tabela com 100 mil, onde metade (50 mil) é = 'A' e a outra metade
é 'B', certamente não deve valer a pena índice não. Já no outro caso
proposto, onde vc tem 20 mil e 80 mil, 20 mil representam 25% , pode
sim valer a pena um índice aí....

Quanto á b*tree ou bitmap, o ponto principal a favor do bitmap é que
ele permite operações de "join" de índices, tipo usar um pedaço de
cada índice numa busca,  e coisas do tipo, o que o b*tree não, isso é
excelente pros casos de várias tabelas indexadas serem joineadas
frequentemente, e o ponto contra é que ele indexa os nulos E , quando
ocorre DML na tabela (ie, INSERT, UPDATE, DELETE) o lock é no bitmap
inteiro, outras sessões que estiverem tentando usar esse índice
sofre. VEJA, não é que ** qualquer ** UPDATE/INSERT/DELETE derrote a
idéia de bitmap, o problema aqui é a frequência (quntidade) e o fato
de houverem ou não outras sessões querendo usar ao mesmo tempo.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Marcelo Cauduro <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

<http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fhsm0ri/M=387526.7663462.8550203.1588051

> /D=brclubs/S=2137114689:HM/Y=BR/EXP=1136481349/A=3215516/R=2/SIG=16e
56

CID=10029&LID=288321&DGC=BA&DGStor=DHS&DGSite=Yahoo&Conum=BR&DURL=http

http://www.4shared.com/dir/101727/a4dcc423

<http://br.rd.yahoo.com/SIG=12ff3ia4s/M=387526.7663462.8550203.1588051
/D=brclubs/S=2137114689:HM/Y=BR/EXP=1136486447/A=3215516/R=2/SIG=16e56
> [...]
CID=10029&LID=288321&DGC=BA&DGStor=DHS&DGSite=Yahoo&Conum=BR&DURL=http
://www1.la.dell.com/content/products/category.aspx/desktops?c%3Dbr%

[EMAIL PROTECTED]>