Vamos primeiro fazer uma correção aí, o SYSTEM ** não ** contém
objeto algum interno/do dicionário, então vc pode SIM analisar o que
quiser dele, quando e como quiser, é o SYS que é o dono de
tudo "interno" no bd Oracle : alguns scripts do metalink "pulam"
análises do SYSTEM também mas é um preciosismo, é só por um excesso
de precaução (e pelo fato de que NORMALMENTE não há objetos de
usuários no SYSTEM, então não há muito o que analisar).
 Sim, em tese vc pode sim rodar esse comando para os objs do SYS ,
pois ANALYZE VALIDATE ** não ** coleta estatística alguma E não
altera nada, só preenche informações sobre a estrutura do objeto,
como blocos fraturados, linhas apagadas, e coisas internas do tipo -
em verdade até em notas do metalink como a Doc ID:  Note:344752.1
mostra-se que é possível sim se fazer VALIDATE em objetos do SYS, na
nota citada é um bug, ao invés de fechar em copas "não mexa no SYS"
ela dá um work-around...

 Na prática, porém, eu não faço e não recomendo sem uma expressa
autorização do Suporte Oracle, pelo seguinte :

 a. mesmo que não haja ninguém conectado no banco, os objetos do SYS
são ** sim ** usados e muito pelo banco de dados, a toda hora, não é
tão difícil assim vc obter falsos positivos porque depois que vc
começou o ANALYZE e antes dele terminar o banco mexeu no objeto

 b. MUITOS dos objetos do SYS ** não são ** tabelas comuns,
são "tabelas virtuais em memória" - structs C na verdade :
logicamente esses caras não tem estrutura física então um ANALYZE
VALIDATE normalmente NÂO pega corrupção nesses caras

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Thiago Lazzarotto
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu