Porque provavelmente não haja privilégio.
Legal que esse grant não venha por default para PUBLIC no XE, não sabia.
Ainda não baixei o XE. Muito bom isso!

[EMAIL PROTECTED]> revoke execute on utl_file from public;

Revoke succeeded.

[EMAIL PROTECTED]> connect scott/tiger
Connected.
[EMAIL PROTECTED]> CREATE OR REPLACE PROCEDURE teste( arquivo IN VARCHAR2 )
  2  IS
  3   txt UTL_FILE.FILE_TYPE;
  4   x INTEGER;
  5  BEGIN
  6   x := 0;
  7  END;
  8  /

Warning: Procedure created with compilation errors.

[EMAIL PROTECTED]> show error
Errors for PROCEDURE TESTE:

LINE/COL ERROR
-------- -----------------------------------------------------------------
3/6      PL/SQL: Item ignored
3/6      PLS-00201: identifier 'UTL_FILE' must be declared

On 5/15/06, Clayton Bonelli <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> [...]
>
> .:. (48) 3028-0015 .:. www.agriness.com

> Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira
> responsabilidade de seus remetentes.

> Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine -
> www.devmedia.com.br/sqlmagazine
> O grupo Oracle_br não aceita anexos. Quando oferecer algum arquivo, tenha
> o link do mesmo para evitar trafego(pedidos) desnecessário.

Marcio Portes
Material Tecnico em Portugues - http://mportes.blogspot.com
Practical Learning Oracle     -
http://mportes.blogspot.com/2006/02/practical-learning-oracle.html

[...]