  From: Carlos A.M. Menezes
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Friday, June 16, 2006 10:26 AM
  Subject: RES: [oracle_br] RAC

  Caro colega,
  Temos um ambiente RAC de produção em RedHat Linux 4 X86-64 e Oracle SE
10.2.0.2 desde abril. O que tenho a comentar é:
  É um ambiente muito mais complexo de configurar, já trabalhei desde 2001 com
outra solução de cluster e de longe, o RAC é infinitamente mais complexo;
  Se você trabalha muito com sequences, provavelmente será forçado a aumentar o
cache e NOORDER para não ter problemas de performance.
  Depois que migrei para 10g e RAC aumentou muito o número de erros do tipo
ORA-0600 e ORA-7445;
  Tenho um problema sério e intermitente, ainda não totalmente explicado e que
está com um chamado aberto no suporte da Oracle desde o dia 25 de abril. As
duas instâncias simplesmente ficam congeladas por um determinado período, às
vezes rapidamente que o usuário não chega a perceber, outras duram vários
minutos. Já tem uma tonelada de dump,rda,racdiag, e todo tipo de logs com o
suporte da Oracle e eles ainda não identificaram o problema. Esse único
problema é que tem desapontado. Se você investe em uma solução que teoricamente
é para aumentar a disponibilidade, na verdade agora, meu ambiente está com
menos disponibilidade que antes. Difícil justificar isso não acha?
  Eu estou agora convencido que a opinião mais coerente que eu li sobre usar ou
não usar RAC está no documento de Morgen Norgaard: You Propably don´t Need RAC
(http://www.miracleas.dk/WritingsFromMogens/YouProbablyDontNeedRACUSVersion.pdf)

  Abraços e Boa Sorte

  Carlos Alfredo M. de Menezes