Vixe, q rolo q vc aprontou aí... Bom, é bem difícil à distância, mas
vamos tentar : quantas homes vc tem (deveria ser 2, uma pro banco 10g
e outra pro OAS, afaik o APEX vc só des-compacta num diretório
diferente de todos, ele não cria home), quais são cada uma delas, o
que está instalado em cada uma delas ? Provavelmente o que deve
estar "pegando" é que essa instalação do OAS completo com banco deve
ter criado um segundo listener, errado, suponho... Além da info
acima, manda pra gente o conteúdo de
$oraclehomedobanco10g/network/admin/sqlnet.ora,
$oraclehomedobanco10g/network/admin/tnsnames.ora e
$oraclehomedobanco10g/network/admin/listener.ora, vamos olhar. Se
estiverem (pelo menos olhando pro cima) corretas, pediremos pra vc
primeiro tentar conectar sem listener no prompt de comandos
(obviamente com o usuário dono do Oracle, com as vars de ambiente
como PATH já setadas) - só notar que eu vou usar os comandos do Korn,
se o seu shell for outro use os adequados) :

set ORACLE_SID=ORCL[ENTER]
set ORACLE_HOME=/pathdohomedobanco[ENTER]
cd $ORACLE_HOME/bin[ENTER]
sqlplus /nolog[ENTER]
conn sys as sysdba[ENTER]
--> aqui ele pede a senha, informe...
select 1 from dual;[ENTER]
exit[ENTER]

==> se deu sucesso, o banco está OK, vamos subir o listener :

lsnrctl start NOMEDOLISTENER[ENTER]  ==> vc pega o nome do listener
lá no arquivo listener.ora acima citado
lsnrctl status NOMEDOLISTENER[ENTER]
lsnrctl services NOMEDOLISTENER[ENTER]

aí tente uma conexão via listener, estando ok é isso - talvez o apex
tenha criado uma entrada no listener "errado", se for o caso depois
altera-se o listener do bd 10g pra a incluir, consulte em
$oraclehomeoas/network/admin/listener.ora.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "lucianoguelfi" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> [...]
>
> Connecting to (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(PORT=1521))
> STATUS of the LISTENER
> ------------------------
> Alias                     LISTENER
> Version                   TNSLSNR for Linux: Version 10.1.0.4.2 -
> Production
> Start Date                15-AUG-2006 08:25:27
> Uptime                    0 days 0 hr. 1 min. 51 sec
> Trace Level               off
> Security                  ON: Local OS Authentication
> SNMP                      OFF
> Listener Parameter File
> /home/oracle/OraHome_1/network/admin/listener.ora
File         /home/oracle/OraHome_1/network/log/listener.log
> Listening Endpoints Summary...
>
> (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=oraportal.fitweb.local)
(PORT=1521)))
> [...]
>

> AQUI AGORA TENTO ENTRAR NO SQLPLUS....
>
> [EMAIL PROTECTED] bin]$ ./sqlplus /nolog
>
> SQL*Plus: Release 10.1.0.4.2 - Production on Tue Aug 15 08:42:47
2006

> Copyright (c) 1982, 2005, Oracle.  All rights reserved.
>
> SQL> conn sys/[EMAIL PROTECTED] as sysdba;
> ERROR:
> ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified
>

> SQL>
>
> AMIGOS TODA E QUALQUER AJUDA E SUGESTAO SERA BEM VINDA....PRECISO
> RESOLVER ISSO O MAIS RAPIDO POSSIVEL, CASO TENHA A NECESSIDADE DE
QUE
> EU MANDE ALGUM ARQUIVO E SO PEDIR....
>
> MUITO OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS DO GRUPO...

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/