ok, última tentativa : primeiro faça um cat -v
$ORACLE_HOME/network/admin/tnsnames.ora pra se assegurar que não há
nenhum caracter de controle oculto nele. Não aparecendo nenhum, deixe
o tnsnames.ora identado exatamente como abaixo, só substituindo os
pontos por espaço (NÃO é tab, mas espaço em branco mesmo!!), aí fica
mais fácil vc ver se realmente cada parênteses abre e fecha, e veja
que há um ENTER após cada linha, INCLUSIVE na última :

ORCL.=
..(DESCRIPTION.=.(ADDRESS.=.(PROTOCOL.=.TCP)
............................(HOST.=.localhost)
............................(PORT.=.1521)
.................)
.................(CONNECT_DATA.=.(SERVER.=.DEDICATED)
.................................(SERVICE_NAME.=.ORCL)
.................)
..)

aí tenta de novo startar o banco, se não startar vc tem algum
problema maior aí, nesse caso só o Suporte p´ra poder te ajudar ,
creio.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Luciano Guelfi" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> JA MUDEI A LINHA DO TNSNAMES LA E DEIXEI O NOME COMO ORCL SIM E
AINDA NADA
> FEITO MESMO ASSIM......
>
> NEM SEI O QUE VOU FAZER PAR ISSO DAR CERTO, A COISA TA COMPLICADA

<[EMAIL PROTECTED]>

NADA

orapotal.fitweb.local

como

listener "perdido"

ONAMES,

ONAMES,

LISTENER

Além da

Server, e

Authentication

(KEY=EXTPROC)))

Aug 15

versionId=5d21c51a-

> Insta-le agora o Windows Live Messenger
> http://get.live.com/messenger/overview

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/