Problema nenhum existirá no aumento em si, o procedimento será o
mesmo q qquer outra, ie :

ALTER TABLESPACE SYSTEM ADD
DATAFILE 'path/nomedonovodatafilecomextensão' SIZE tamanhodesejado;

ou

ALTER DATABASE DATAFILE 'path/nomecompletododatafileexistente' RESIZE
novotamanhomaior;

==> LOGICAMENTE, o disco/volume/área especificado TEM que ter o
espaço livre em disco especificado...

A observação porém é a seguinte : embora não faça mal aumentar, em
princípio esse aumento deveria ser algo EXTREMAMENTE raro, só feito
em casos extremos onde o banco esteja com milhares e milhares de
stored PL/SQLs ou coisas do tipo, pois *** NINGUÉM *** deveria estar
usando a tablespace SYSTEM afora o usuário SYS (usuário interno do
banco), cheque se por erro total algum usuário afora o SYS não tem a
tablespace SYSTEM como temp tablespace e/ou como default e/ou tem
objetos criados na SYS, consulte os objetos que normalmente ficam na
SYSTEM (como tabelas de auditoria internas) pra ver se cresceram
muito, é por aí...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Fabio Luiz de Oliveira"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Caros Amigos,
>
> Existe algum problema, se eu aumentar a tablespace SYSTEM?
> Se existe qual o cuidado que devo ter?
> Qual o procedimento que devo utilizar para aumentar essa TABLESPACE?
>

> Atenciosamente,
>
> --
>             Fabio Luiz de Oliveira
>        Analista de Sistemas Pleno

OPORTUNIDADES DE TRABALHO, VAGAS, EMPREGOS PARA PROFISSIONAIS ORACLE VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/