--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Thiago Lazzarotto
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Pelo SO tem como ver qual o processo que está fazendo mais
> I/O?
> Ou somente pelo banco?

Até tem, mas como disse a análise pelo SO normalmente tem dois
problemas : o SO não te mostra o histórico , só te mostra os top
processos , E só se estiverem fazendo o I/O exatamente na hora que vc
está analisando... Até existem ferramentas à parte do SO normalmente
que permitem vc acompanhar o histórico de I/O dum processo, que dizem
pra cada processo quantos % de I/O consumiu (tipo, existiam x
processos na máquina, foram feitos n I/Os no sistema no total, assim
se um dado processo fez y I/Os isso representa tantos % do I/O
servido)mas normalmente isso não é parte integrante do SO...
 Então, se omo a maioria dos sistemas o seu basicamente processe o que
veio do banco, I/O do banco está sempre envolvido, recomendaria
começar olhando no banco, mesmo.

Ou seja, teve sim processos/programas/alguma coisa nova que entrou
(senão nada mudaria), e na média o tempo que os I/Os levam pra ser
completados aumentou... Tranquilamente pode ser que o(s)
programa(s)/processos mal-comportados estejam (por exemplo) fazendo
nested loop, aí ele só faz I/Os curtos (PORTANTO não aperecriam em
TOPs e coisas do tipo), mas são I/Os constantes, cabou um  I/O pequeno
 imediatamente ele pede outro e logo em seguida outro e logo em
seguida outro, ou seja, não tem um think time pra dar chance pro banco
servir outro processo.... Um cara desse vc só pega NO HISTÓRICO,
anaálise com vmstat/top/glance/similares é um instantãneo, não serviria.
 É como eu disse, análise de processo como um todo E analisar os
principais processos.... Acho que seria MUITO muito interessante aí
tentar se confirmar a performance do sub-sistema de disco per se, tipo
: com o banco e aplicação parados vc faz uma medida, sobe o banco e
ainda sem usuários faz outra, aí cfrme os usuários vão entrando vc vai
fazendo novas medidas, E finalmente quando em modo normal de processo
faz mais uma...  http://www.acnc.com/benchmarks.html tem algumas tools
free pra isso, das que ele cita quando eu precisei uma vez eu usei o
iozone.  Mas isso é informação complementar, pra mim o pono aí AINDA é
 processo fazendo LIOs feito doido.
 E só complementando : não só eu como o resto do pessoal que tá
conversando com vc, estamos todos focando em I/O - de repente
tranquilamente PODE ser que hajam outras questões aí... Eu sugiro que
vc passe o teu trace 10046 dos principais processos também pela
ferramenta ORASRP, ele monta um relatóriozinho mais detalhado do que o
tkprof, de repente outras coisas podem aparecer. Tem uma versão nova
dela em http://oracledba.ru/orasrp/