Absolutamente ** NÃO EXISTE ** a "melhor forma", se existisse uma
melhor a Oracle teria nos dado só ela :) O que existe é é a que você
ache mais adequada, de acordo com as SUAS necessidades....
 Antes de falar sobre isso porém, um aviso : export ****** NÂO É
****** ferramenta de backup coisa alguma por si só, pois ele copia os
dados de usuário MAS **** NÂO **** copia dados internos do banco
(schema SYS), ele *** NÃO *** gera um CREATE DATABASE, export  *** NÃO
***  cria a tablespace SYSTEM, ele *** NÃO *** backupeia arquivos de
log e demais arqs (inits, etc) necessários pra recuperar se o banco
der crash.... Assim, se vc só tem exports e o servidor crashar vc
senta, chora e terá que REINSTALAR o software todo, RECRIAR o banco,
RE-APLICAR patches,um procedimento complexo E vc estará demorando
MONTES de tempo e com ALTÍSSIMO risco de falhas! Vc tranquilamente
PODE SIm ter export como complemento, mas export sozinho NÂo é
suficiente...
 falando agora de opções apropriadas de backup, que implicam em CÓPIA
DE ARQUIVOS do banco, esquecendo dump de dados que é o exp : a tua
escolha número um é se vc pode (e quer...) parar o banco pra backup
(ie, backup COLD, FRIO) , ou se vc quer fazer backup HOT, QUENTE, ie,
com o banco ativo e servindo aos usuários - já que vc diz que está em
modo archivelog, que permite backups hot, imagino que vc VAI sim
querer se aproveitar disso...
  A segunda escolha é se essa cópia hot será feita pelo RMAN ou por
programas externos de backup (ou até mesmo por simples comandos de
cópia do sistema operacional) : as vantagens principais do RMAN é que
ele permite backups incrementais (o que é uma ENORME economia de
espaço em bancos de maior porte), não copia blocos vazios do disco pro
banco, permite vc ter um catálogo de backups em banco Oracle, em
algumas versões permite compactar o backup, controlr recursos de
máquina para que o backup não interfira muito em produção, etc. As
desvantagens principais é que o RMAN exige configuração extra, e em
alguns casos softwares extras (que TEM que ser comprados, pagos,
instalados, configurados) pra poder ler/gravar dispositivos de backup
(como fitas), e muitas vezes os técnicos já tem longa experiência com
softs outros de backup - no caso dessas desvantagens serem fator
impossibilitante, ou se as features RMAN não forem atrativas pra vc
neste momento (digamos, é um banco muito pequeno e trivial), vc faz a
cópia dos arqs Oracle com softs externos mesmo, tendo o cuidado de
antes da cópia dos arqs vc mandar um ALTER TABLESPACE nnn BEGIN BACKUP
pra tablespace e feita a cópia mandar um END BACKUP - normalmente se
escreve um pequeno shell script (.BAT no windows) pra automatizar isso.
 E finalmente, eu não uso mas afaik o que os assistentes do OEM fazem
é acionar o RMAN, então se vc for usar o OEM é o RMAN que vc estará
usando, sim...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Renata Freitas"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Qual a melhor forma de backup para se fazer em um banco em
Archivelog? O exp, Rman ou o do OMS?

> Atualmente estou utilizando o exp com os seguintes parametros:
> exp usuario/senha file=bkp.dmp full=y log=logbkp.log
>
> Porém o banco de dados corrompeu e quando fui restaurar com o Imp,
tive alguns problemas, pois ele me retornava erro na criação de alguns
indices e abortava a importação, além disso a tablespace SYSTEM
estourou e novamente a importação falhou. Estou usando o Windows XP.
Sei que não é o mais adequado, mas isso tem haver com o fato da
tablespace SYSTEM e outras do sistema não crescer automaticamente?