xará Zé, não é complexo, o que ocorre é o seguinte : primeiro pro
Select any dictionary, ele é um privilégio de sistema, portanto vc o
daria via GRANT, ie, conectado como SYS vc faria GRANT  Select any
dictionary TO usuarioquevaireceberisso , em
http://www.oracle.com/technology/oramag/oracle/01-nov/o61asktom.html
vc tem uma pequena discussão a respeito dela . Já as DBMS_nn são
PACKAGES, portanto vc (ainda como SYS) daria GRANT EXECUTE ON
nomedapackage TO usuario;  No manual "Oracle Database Administrator's
Guide" , itens "Managing User Privileges and Roles", "Granting System
Privileges and Roles" e "Granting Object Privileges" isso tá bem
esmiuçado.

  ** AVISO ** porém : todo e qquer privilégio de ANYqquercoisa é
ULTRA-PODEROSO, ANY significa QUALQUER UM, então com um privilégio
desses a pessoa pode xeretar INCLUSIVE coisas não-recomendáveis, seja
pra segurança (como dados do servidor, detalhes de usuários do banco,
etc), seja pra performance (algumas coisas do dicionário de dados são
ENORMES às vezes, uma consulta mal-feita nelas executada fora de hora
pode ZONEAR BRAVAMENTE a performance do banco). Assim, se eu fosse vc
eu QUESTIONARIA SEVERAMENTE esse pedido - tem muita aplicação, muito
analista ** PREGUIÇOSO ** que ao invés de pesquisar e especificar
DIREITINHO os mínimos privilégios que precisará, tasca como pré-
requisito um super-poder quase de DBA aí, QUESTIONE ISSO.... A regra
de ouro pra segurança e performance é que TODOS os usuários só terão
os privilégios MÍNIMOS que precisam pra trabalhar, nem mais nem
menos...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, José Mario Barduchi
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu