Acho que é interessante acrescentar : logicamente, esse "ajuste
dinâmico" ** não é ** "de graça" em termos de performance,
tranquilamente race conditions , monitoração ficando pesada ou
simplesmente ineficiência do algoritmo podem SIM ocorer em ambientes
de grande porte e concorrência, como lembrado em
http://jonathanlewis.wordpress.com/2006/12/04/resizing-the-sga/ .
Assim sendo, automatismos do tipo num banco de grande porte (seja por
causa do grande número de usuários se OLTP, ou por causa da
complexidade das queries se DW/batch) , pnesra duas vezes antes de
sair ativando os automatismos de RAM (seja SGA automática, PGA
automática)...
 Quanto à outra questão sim, concordo com vc, tamanho de log buffer e
pools de RAM não tem *** NADA VEZES NADA *** a ver com tamanho de data
files ou qtdade de registros presentes , mas sim com QUANTOS
registros, QUANTOS % do datafile (em blocos) é tipicamente acessado,
info essa que é PARTICULAR para cada aplicação/ambiente. O negócio
então é mesmo iniciar com um valor mínimo/razovel e ir monitorando,
sim, trabalho típico de DBA...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Carlos Alfredo Martins Menezes"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Colega,
>     A orientação da Oracle a partir da versão 10g é usar o modo
automático de gerenciamento de memória, ou seja, a sua SGA fica com
gerenciamento automático e ajustando dinamicamente os diversos pools
de acordo com a necessidade (ver um pouco sobre Asmm EM:
http://www.oracle.com/technology/pub/articles/10gdba/week17_10gdba.html),
óbviamente os mecanismos manuais ainda estão disponíveis. Quanto ao
pool de logfile, um tamanho muito grande em nada irá ajudar, pois o
LGWR ativa a gravação quando supera 1MB, até onde sei, o
dimensionamento destes pool´s não estão diretamente relacionados com
os tamanhos dos datafiles, é mais confiável medir a necessidade em
função das aplicações.