--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "rei_do_delphi"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> entendi, mas via de regra, utilizamos somente as views dinâmicas
para
> monitorar o desempenho do banco?

Somente elas não, há outras fontes, como traces e dumps,ou mesmo as
tabelas internas do sistema que alimentam as views mas sim, as views
dinâmicas tem papel IMPORTANTE pra isso. Lembro que há também **
utilitários ** do banco (como Statspack e OEM, entre outros) que
consolidam a informação das views em relatórios, ajudam também. O
conhecimento da arquitetura do banco é FUNDAMENTAL também - só pra
manter no tópico, por exemplo, por não saber que algo por volta de 1
Mb é gatilho de flush do log buffer, é COMUM PRACAS vc ver por aí
bancos com DEZENAS de Mbs de log buffer, puro desperdício...

> para definir tamanho de SGA é meio que no chute e depois reparando
as
> arestas?

Sim basicamente, mas *** tem *** que ser um chute EDUCADO, muitíssimo
na direção do gol adversário, vc chutar no sentido da torcida ou do
seu próprio gol só PODE dar enrosco... Assim (por exemplo) em a
pessoa sabendo o fato de que a SGA é uma área basicamente FIXA e que
será usada para caches ** MAS ** não é a única ,já que por default a
cada conexão alguma RAM extra é alocada para dados particulares da
sessão (PGA) , isso leva a pessoa a NÃO EXAGERAR no tamanho da SGA,
justamente para SOBRAR RAM pras PGAs e assim evitar swap.... A idéia
é vc setar a SGA pra um tamanho nem tão grande ,no qual HAJA boa
sobra para PGAs e demais alocações temporárias , nem tão pequeno em
que os caches do Oracle se tornem inefetivos... Muitas vezes como
chute inicial (SE não há outros softs na máquina consumindo/querendo
consumir RAM, o que SÓ VOCÊ saberá) se dá algo entre 30% a 40% da RAM
livre no sistema pro banco Oracle, a sobra tipicamente é algo que
muitas vezes dá pra cobrir o resto do consumo, mas isso é um chute
inicial, que terá SIM que ser validado.... INCLUSIVE, imho essa
validação ao menos num estágio inicial ** NÃO PRECISA ** esperar pelo
aplicativo ser desenvolvido, mesmo enquanto ainda está rolando
modelagem e aprovação etc, facilmente os programadores podem (em se
sabendo se é sistema OLTP ou batch, conhecendo mais ou menos alguns
objetos importantes no sistema, dados como acessos simultâneos,
linguagens/tools que serão usadas, etc)  criar protótipos que façam
açoes ao menos de modo geral parecidas com o que o sistema será, aí o
DBA pode ir validando os seus chutes iniciais , ao menos um pouco.

> [...]
para
> monitorar o desempenho do banco?
>
> para definir tamanho de SGA é meio que no chute e depois reparando

monitorando,

http://www.oracle.com/technology/pub/articles/10gdba/week17_10gdba.htm
> l),

Responder a