Bem, antes de mais nada só pra constar ** lembro ** que de forma
alguma export + import é a maneira mais rápida de se mover dados, se
admissíveis/viáveis há outras formas (como Transport de tablespaces,
INSERT /* APPEND */ via dblink, backup via RMAN + restore) que podem
em muitos casos dar BANHO no export+import, mas mantendo on-topic a
resposta : SIM, certamente vc não está usando a ferramenta
adequadamente, pois vc está ignorando e/ou violando a maioria das
recomendações pra se obter performance do export+import - pesquisando
nas msgs antigas do grupo vc acha mais de uma thread sobre o assunto,
mas num modo geral :

1. elimine :

 - conexão remota (ie, o @hostname), setando as variáveis
ORACLE_HOME, ORACLE_SID e PATH lá no servidor, e rodando o export e
gerando os arqs no servidor Oracle, localmente, conectado como
usuário dono da instãncia Oracle
 - param consistent=y , não faz o MENOR sentido já que vc está mono-
usuário, e ele realmente adiciona overhead

2. adicione :

 - paralelismo : a idéia é vc ter ** vários ** exports rodando
simultaneamente (por exemplo, um lendo as tabelas grandes do usuário
dbamv, outro export lendo as do usuário dbasgu , ainda outro lendo as
demais talvez, no máximo que vc consiga sem saturar o seu I/O.
Similarmente na hora de importar em sendo vários .DMPs vc pode ter
vários imports rodando simultaneamente.

  - direct-mode com DIRECT=Y , BUFFER=nnnn (onde nnnn é um valor de
RAM que é certo de vc ter livre, eu uso algo entre 10 Mb a 64 Mb,
dependendo do consumo, de quantas sessões terei, etc),
RECORDLENGTH=65535 , COMPRESS=N (evitando cálculo de extents
totais) , e GRANTS=N INDEXES=N TRIGGERS=N CONSTRAINTS=N : a idéia da
última parte é vc ter .DMPs apenas com dados, sendo gerados e depois
carregados o mais rápido possível, e antes disso vc gerou um .DMP sem
dados, só com constraints, índices, triggers, etc : DEPOIS de os
dados importados ok, vc implanta as constraints SEM AS CHECAR
(incluindo nos DDLs gerados ENABLE NOVALIDATE) , e rebuilda os
índices  SEM gerar log extra e em paralelo, adicionando NOLOGGING e
PARALLEL nn nos DDLs dos índices. Para vc extrair os DDLs a partir
do .DMP sem dados e os alterar, uma tool interessante e free é o DDL
Wizard em http://www.ddlwizard.com/ , mas caso vc não o tenha ou
prefira, vc também pode extrair os DDLs via import com a opção
INDEXFILE=nomedoarquivo.sql , depois edita o arquivo gerado
adicionando o que precisar/quiser.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "cegoncalvesvr"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Amigos,
>
>   O meu servidor é um Pentium IV 2.4 Ghz
>   1,5 Gb de RAM
>   Oracle 9.2.0.7
>   Disco de 100 Gb
>   C: com o SO = 10 GB
>   D: (oracle e datafiles)= 30 GB (Livre: 26 MB)
>   E: Datafiles = 35 GB (Livre: 9,77 GB)
>
> O meu export esta muito lento.
> Detalhe: o banco esta parado, ninguem esta acessando-o
> Restringi o acesso.
>
> O exp gerado é um arquivo de aproximadamente 06 a 07 GB
> Comando executado:
> Exp userid=dbamv/[EMAIL PROTECTED] file=arquivo_de_saida
> [...]

Responder a