Olha, eu imagino que o simples fato de ter uma PK do tipo VARCHAR2 com
FKs referenciando esta FK, não seja suficiente para degradar a
performance, pelo menos da forma como você está colocando.

Temos aqui uma PK para 'usuário', do tipo CARCHAR2(16), que é
referenciada em várias outras tabelas, dentre elas algumas grandes.

E não temos nenhum problema com desempenho.

O caso de alteração de tipo de dado de colunas é sempre complicado.
Quando estas colunas são PKs, então o 'problema' é maior ainda.
Ou, pelo menos, os cuidados são maiores.

Em todos os pontos que estas colunas são tratadas como VARCHAR2 devem
ser alterados.

Se as aplicações estão preparadas para receber ou entrar com VARCHAR2,
também precisarão ser alteradas.

Talvez haja problemas nos sqls, e não necessariamente no relacionamento.

Anderson Rodrigo Farias

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Ricardo Francisco"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu