From: Leandro Ortigão Pereira
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, February 06, 2008 1:35 AM
Subject: RES: [oracle_br] Re: Material da Oracle

Pessoal, vou aproveitar este assunto pra colocar minha opinião sobre a busca
por material oficial para certificação.

Sempre vejo diversas mensagens pedindo material oficial da Oracle, inclusive
alguns até vendendo, aqui mesmo no fórum.

Não vejo mal algum em conseguir material de certificação sem terem feitos os
cursos oficiais (R$2000,00 por curso é bastante salgado), até se for obtido
nas "esquinas da net" como o nosso companheiro Chiappa mencionou, mas o que
me impressiona é que poucas vezes eu vejo procurarem peloo material OFICIAL
e gratuito no OTN, ou sejam, os manuais, docs, White papers, etc de todos
os produtos da Oracle. Por eles vocês passam em qualquer prova de
certificação e terão o embasamento de conhecimento para se tornarem
excelentes DBAs.

Ah... mas é tudo em inglês!!!!! E daí???!!!! Na área de TI 99% de todos os
materiais são em inglês e pouquíssimos são traduzidos para o português,
portanto qualquer dba que se preze DEVE saber pelo menos ler em inglês.

Ah... mas os manuais são muito grandes e pouco didáticos!!!! ERRADO!!!!!
Para todos os produtos da Oracle existem os docs de conceituação ("Database
concepts", "Application Server Concepts", "HA Concepts", etc....) que são de
fácil compreensão e que foram criados justamente para facilitar a leitura
dos manuais técnicos.

Dou a maior força para todos que almejam a certificação, mas se for o caso
de ser certificado para conseguir um emprego, sem experiência anterior,
sugiro que estude muito, se empenhe muito, pois a falta de experiência vai
pesar muito quando você estiver administrando um banco de dados de produção.

Grande abraço.

Leandro