Bom Dia Carlos,,

Desculpe a demora para responder...
Verificando as informações que vc passou sobre o servidor,, fiz um teste de
TNSPING e está respondendo norlamente,,
O que acho que pode estar causando a falaha na conexão é a definição de uma
chave nos registros do Windows,,

Em um dos linkes que mandei anteriormente, o Chiappa cita para se criar a chave
"USE_SHARED_SOCKET como TRUE" pois me parece,, que o Windows tem uma mania de
espalhar as conexões do banco por outras portas,,,
vc pode verificar isso utilizando o comando netstat na sua rede interne,, vc
verifica que cada sessão assume uma porta diferente.. dai, como os
redirecionamentos estão apenas para a 1521, da o erro de time out,, Não tenho
muita certeza do que estou dizendo,,, mas segue abaixo o comentario de um dos
links.:

" d) ter liberada(s) no firewall (tanto daqui quanto o remoto, se for o caso)
a(s) porta(s) especificada(s) no listener da máquina remota (normalmente 1521
ou 1528). Já que a máquina remota é windows, vc também pode a configurar
(criando no regedit Oracle dela a variável USE_SHARED_SOCKET como TRUE , para
que o tráfico não se "espalhe" por outras portas. "

No caso,, o que precisa ser feito para testar essa situação é:
iniciar > executar > regedit > ENTER
no regedit, vc vai acessar as pastas:
HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > ORACLE >

e ai procurar o seu oracle home,, dentro da pasta do referente ao oracle_home
(como referencia ,ela vai ter o valor ORACLE_HOME dentro) vc cria um novo
valor, o nome dele será USE_SHARED_SOCKET e o valor true...

Bem,, fazendo este teste, reinicia a maquina servidor e tenta novamente,,,
se der errado, e o Oracle nem logar mais ( isso acontece no oracle 8.1.7,
parece que é um bug dele..) deleta esse valor que foi criado e reinicia..

AAAahh,, se estiver falando alguma coisa errada,, alguem me corrija por favor...

Aguardo o resultado...